quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Acidente anunciado??


Sábado à noite... céu limpo sem ventos..um dia normal. De repente inicia uma forte oscilação na rede de energia elétrica. Eu nunca havia visto nada parecido na vida. As lâmpadas variavam a intensidade de forma alucinada e nunca na mesma fase do alimentador elétrico.
Pensei com meus velhos botões...Alguma usina foi para o vinagre.
Parei de filosofar e corri para desligar o quadro geral da casa antes que tudo que estivesse conectado na rede elétrica fosse para o vinagre também.
Tentei ligar para o 0800 da CPFL...depois de uma dezena de tentativas a ligação foi atendida por uma URA (Unidade de Resposta Automática) e dizia: Já estamos cientes do problema na sua cidade(????).
Muito bem..a energia voltou à normalidade.
Nenhum veículo reportou o fato..e olhe que eu procurei.
Ontem à noite a energia voltou a oscilar da mesma forma ocorrida anteriormente e antes que eu chegasse ao quadro geral estabilizou. Tão inexplicável quanto o apagão (até o momento) a minha casa não sofreu o corte de energia..acho que somente Deus pode explicar.
Bem...a sequência e consequência dessa segunda oscilação todos já estão sabendo. Eu gostaria de saber mesmo o porquê da primeira grande oscilação não ter chamado a atenção de ninguém.
Se alguém tiver interesse que vasculhe, ou solicite, o log de ocorrências da CPFL Região Campinas e do Operador Nacional....pode ser uma pista.
Ontem durante uma manhã de céu azul houve um corte no fornecimento de energia elétrica. Cansado da baixa qualidade dos serviços da CPFL, incluindo o atendimento via 0800, resolvi ligar para a ANEEL. Depois de explicar toda a situação ouvi o seguinte: A sua reclamação deve ser dirigida para a ARSESP que é agência responsável pelo Estado de SP. Liguei e depois de novamente relatar o ocorrido ouvi o seguinte: A sua reclamação dever ser dirigida para a CPFL(?????). Acho que isso pode ser tipificado como formação de bando...no mínimo.
Com base nos fatos acima eu tento projetar para as dimensões do apagão e fico imaginando esses órgãos todos batendo cabeça, correndo atrás do rabo e fornecendo explicações para esses luminares da engenharia que ocupam os cargos políticos nos setores responsáveis pela gestão e controle da malha de geração e distribuição de energia elétrica nessa Terra de Pindorama. Mr. Big Wolf (neé Asa de Graúna 5 da L’oréal) com a sua vasta experiência no setor deve oferecer uma explicação plausível para o ocorrido. Vamos aguardar..e mantenha a sua conta de energia elétrica em dia..ou eles cortam sem piedade

Nenhum comentário: