quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Pindorama das marolinhas...


Lula volta a incentivar população a não parar de consumir
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a incentivar nesta terça-feira (25) as pessoas a continuar consumindo bens e serviços apesar da crise. Segundo ele, se o trabalhador deixar de fazer compras, corre o risco de perder o emprego em razão da diminuição da atividade econômica.
Durante a entrega do Prêmio Práticas Inovadoras de Gestão, no âmbito do programa Bolsa Família, Lula reafirmou também que os programas sociais do governo não sofrerão cortes por causa da crise financeira internacional.“Não haverá um centavo de corte em nenhum programa social que está em andamento. Se tiver crise mais forte, a gente pode até não aumentar o beneficio [do Bolsa Família], mas pode ter certeza que não haverá crise no mundo que me obrigará a tirar dinheiro dos pobres”, garantiu Lula.
Segundo ele, o país entrou numa fase de crescimento que não pode ser abandonada e, por isso, a manutenção do consumo interno é fundamental. O presidente ressaltou as medidas já tomadas pelo governo para enfrentar a crise internacional e disse que elas visam manter o mercado interno aquecido.Lula disse que falar na crise é prejudicial. "Na medida em que todo mundo fala em crise, toma café de crise, almoça crise, janta crise, dorme com crise e acorda com crise, isso vai criando um determinado pânico na sociedade, e as pessoas começam a se retrair", afirmou.
Segundo o presidente, isso afeta o mercado. "O trabalhador pensa assim: 'Eu não vou fazer a compra da minha televisão, da minha geladeira, do meu carro, do berço do meu filho, do material de construção que eu preciso porque eu tenho medo de perder o emprego'. Ele corre o risco de perder o emprego se não comprar, porque daí o comércio não encomenda para a indústria que não produz e aí não tem emprego”, argumentou o presidente.
Para manter o mercado interno aquecido, o governo lança no início do próximo mês uma campanha publicitária incentivando os brasileiros a acreditar na economia do país e incentivando as compras.
Segundo o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, o mote da campanha será: “O mundo aprendeu a confiar no Brasil. E o Brasil confia nos brasileiros”.
Texto: Jeferson Ribeiro, do G1

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse mote mais parece a morte da campanha.