segunda-feira, 31 de março de 2008

Os responsáveis...


Para Lula, todos são responsáveis por epidemia de dengue no Rio
Em visita do Estado do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (31), onde uma epidemia de dengue leva milhares de pessoas diariamente para os hospitais e onde 54 cidadãos já morreram por causa da doença neste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que todos, incluindo ele, têm culpa pelos casos. Texto: Redação UOL

segunda-feira, 24 de março de 2008

Caminhos da saúde no país dos impostos...e do PAC...


Apesar de a prefeitura do Rio não admitir, a cidade está sob uma epidemia de dengue, que, de acordo com a classificação do Ministério da Saúde, se configura quando as taxas de incidência são superiores a 300 casos por 100 mil habitantes, sendo que pelo menos 28 pessoas morreram por conta da doença. De janeiro a 19 de março, a capital fluminense registrou 20.269 casos, ou 346 casos/100 mil habitantes. Nos bairros onde a situação é mais crítica, a incidência chega a ser 20 vezes maior do que o mínimo necessário para caracterizar epidemia. Texto: Estadão

quinta-feira, 13 de março de 2008

A TV que você não vê.....


TV Pública é criada só com os votos do governo
Aprovada a Medida Provisória (MP) que cria a TV Pública. Foi em votação simbólica.
Os senadores da oposição haviam abandonado o plenário por conta de uma manobra governista. Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo, deu um parecer contrário a uma MP relatada por ele e que seria discutida antes da TV. Fez isso para apressar a votação da TV criada por Lula.
Por força de uma MP editada por Lula no ano passado, o governo passou a conceder aposentadoria aos trabalhadores rurais autônomos. Mas em dezembro de 2007, essa MP chegou ao Senado para ser votada ali em meio às discussões em torno da prorrogação da cobrança da CPMF.
Para não atrasar a votação da CPMF, o governo editou uma MP revogando a MP que dava direito à aposentadoria para trabalhadores autônomos rurais. E só agora a nova MP chegou ao Senado, justamente na frente da que criava a TV Pública.
Por isso Jucá deu um parecer contrário à MP que revogara a outra MP, deixando o Senado livre para votar a MP que criava a TV Pública.
Não deu em outra. Um bate-boca generalizado tomou conta do plenário do Senado. E só acabou com a decisão da oposição (DEM e PSDB) de abandonar a sessão que estava em curso.
Sem a presença incômoda da oposição, os senadores que apóiam o governo aprovaram rapidinho a criação da TV Pública.
O Orçamento de 2008, que poderá ser aprovado às 15h desta quarta-feira, garante à TV R$ 350 milhões.
Senadores da oposição prometeram faltar à sessão desta tarde que votará o Orçamento em protesto à manobra protagonizada por Jucá na sessão que terminou há pouco.(Texto Blog do Noblat)

quarta-feira, 12 de março de 2008

terça-feira, 4 de março de 2008

Virando moda...


O Babalorixá de Banânia nem esperou a reunião da OEA e já se comportou como juiz. Vale o velho clichê para o Brasil na área externa: se cercar, vira hospício; se cobrir, vira circo. O Apedeuta, claro, censurou a Colômbia por ter violado o espaço territorial equatoriano. Segundo disse, Álvaro Uribe deveria ter pedido a Rafael Correa que tomasse as providências.É mesmo? Mas não foi o próprio Correa quem disse que estava negociando com os terroristas? Negociando o quê? Ah, diz ele, a libertação de reféns. É permitido invadir o território alheio? Em regra, não. E abrigar terroristas? Pode? E negociar com os terroristas ao arrepio do país que é vítima de sua ação? Isso pode?O mais encantador da fala de Lula é o que pode ser um ato falho: “A América do Sul não está preparada para conflitos”. Não? Ainda não? Quer dizer que a questão do “conflito” no subcontinente, para o fundador do Foro de São Paulo, é só uma questão de tempo e de preparação, certo?É o que Chávez vem fazendo. Texto: Reinaldo Azevedo